Tratamento De Canal Da Raiz Do Começo Ao Fim

Home / Notícias / Tratamento De Canal Da Raiz Do Começo Ao Fim

O canal da raiz dentária é um tratamento para reparar e salvar dentes muito danificados ou infectados. O procedimento envolve a remoção da área danificada do dente (a polpa), limpeza e desinfecção e, em seguida, o preenchimento e selamento. As causas comuns que afetam a polpa são dentes trincados, cárie profunda ou tratamento dental repetido na raiz ou trauma. O termo “canal da raiz” é proveniente da limpeza de canais dentro da raiz do dente.

O que esperar durante um TRATAMENTO DE CANAL

Se você acha que precisa de um tratamento de canal, consulte um dentista. Existem diversas etapas que ocorrem em poucas visitas ao consultório.

  1. Raio X – Se o dentista suspeitar que você precisa de um tratamento de canal ele vai observar ou examinar raios-x existentes para verificar onde a cárie está localizada.
  2. Anestesia – a anestesia local é administrada no dente afetado. Ao contrário da crença popular, um tratamento de canal não é mais doloroso do que uma restauração.
  3. Pulpectomia – Uma abertura é feita e a polpa do dente doente é removida.
  4. Preenchimento – Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Algumas vezes um pino de plástico ou metal é colocado no canal para se conseguir maior resistência.

Ilustrações:

DeepInfection1.  Uma infecção profunda

O tratamento do canal é necessário quando uma lesão ou cárie significativa danifica a polpado dente. A raiz fica infectada ou inflamada.

Route2Root
2.  Via de acesso à raiz
O dentista anestesia o dente. Uma abertura é feita através da coroa do dente até a câmara da polpa.
Inflamed
3.  Remoção do tecido infectado/inflamado

Limas especiais são usadas para eliminar a infecção e a polpa doente dos canais. Em seguida, elas modelamo canal para o material de restauração. A irrigação é usada para limpar os canais e remover os resíduos.

Filling
4.  Restauração dos canais

Os canais são obturados com material permanente. Tipicamente, isso é feito com um material conhecido como guta-percha que ajuda a manter os canais livres de infecção ou contaminação.

Rebuilding
5.  Reconstrução do dente

Um material de preenchimento temporário é colocado no topo da guta-percha para vedar a abertura. O material permanece até que o dente receba um preenchimento permanente (restauração) ou uma coroa. A coroa se parece com um dente natural e é colocada sobre o topo do dente.

ExtraSupport
6.  Suporte extra

Em alguns casos, coloca-se um pino na raiz, próximo à guta-percha para dar mais suporte à coroa.

Crown
7.  Acabamento da coroa

A coroa é fixada com cimento.

Fonte: Colgate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *