O aumento do uso do narguilé entre os adolescentes

Home / Notícias / O aumento do uso do narguilé entre os adolescentes

Embora o consumo de cigarros entre os adolescentes esteja diminuindo, o uso de outras formas de fumo vem aumentando – inclusive a prática antiga de fumar tabaco especial aromatizado com o narguilé.

Um novo estudo chamado “O uso de Narguilé entre os alunos americanos do último ano do ensino médio”, publicado on-line em 07 de julho na revista Pediatrics, analisou os dados levantados no ‘Monitoramento do Futuro’, um estudo anual e contínuo em todo o país sobre os comportamentos, atitudes e valores de cerca de 15.000 alunos do ensino médio dos EUA.

Os pesquisadores avaliaram os dados de 5.540 estudantes que foram questionados sobre o uso do narguilé entre 2010 e 2012. Eles descobriram que cerca de 1 em cada 5 alunos do ensino médio tinham fumado narguilé pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. Os alunos que fumavam cigarros, e aqueles que já tinham usado álcool, maconha ou outras substâncias ilícitas eram mais propensos a usar narguilé.

“O que achamos mais interessante é que os alunos de nível socioeconômico mais elevado parecem estar mais propensos a usar o narguilé”, disse Joseph J. Palamar, Ph.D. e MsD, pesquisador e professor-assistente de Saúde da População no NYU Langone Medical Center . “Surpreendentemente, os alunos com pais mais escolarizados ou renda mais alta estão entre os que apresentam maior propensão de uso. Descobrimos também que o uso do narguilé é mais comum nas cidades, especialmente nos grandes centros urbanos.

“O uso de cigarros diminuiu em 33% na última década nos EUA, enquanto o uso de alternativas de fumo, como o narguilé, aumentou a um índice alarmante 123%”, disse o coautor Michael Weitzman, MsD, professor de Pediatria e de Medicina Ambiental no NYULMC. “Isto é particularmente preocupante dada a percepção pública errônea de que o uso de narguilé é uma alternativa segura ao cigarro, enquanto que as evidências sugerem que ele é ainda mais prejudicial à saúde.”

E, como a prática de usar o narguilé ganhou popularidade entre os mais jovens, chegam ao mercado as canetas narguilé e vapor de pedra, variedades de narguilé eletrônicos, similares aos cigarros eletrônicos.

“Estes pequenos e engenhosos dispositivos provavelmente vão atrair os consumidores curiosos, possivelmente, até mesmo entre os fumantes que usam outras formas que não o cigarro”, disse o Dr. Palamar. “E, ao contrário dos cigarros, o narguilé possui uma variedade de sabores e diminui a chance de que os usuários fiquem com odor do cigarro impregnado após o uso. Isso permite que alguns deles escondam dos pais ou colegas a sua utilização”.

De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, usar o narguilé pode ser tão prejudicial quanto os cigarros, uma vez que os usuários ficam expostos a vários agentes tóxicos conhecidos por causar câncer de pulmão, bexiga e bucal.

Entre outros riscos estão as doenças cardiovasculares e infecções causadas por compartilhar o narguilé com outros fumantes. Para mais detalhes sobre os riscos à saúde, visite o site da CDC.

Fonte: Colgate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *