Causas e tratamentos para manchas nos dentes

Home / Dicas / Causas e tratamentos para manchas nos dentes
tratamento-para-manchas-nos-dentes

As manchas nos dentes são mais comuns do que se imagina. Elas podem ser de tamanho pequeno e fácil ajuste, outras, porém, são mais complicadas e necessitam de um diagnóstico para um tratamento diferenciado […].

O dente pode apresentar duas formas de alteração chamadas de manchas intrínsecas (na pare interna do dente) e manchas extrínsecas (na parte externa do dente).

Manchas intrínsecas

Podem aparecer pelos seguintes motivos:

  • Uso prolongado de antibiótico tetraciclina
  • Uso constante e inapropriado de flúor na infância
  • Ou até mesmo por um trauma sofrido pelo dente

Manchas extrínsecas

São ocasionadas pelos seguintes motivos:

  • Excesso de bebidas com corantes artificiais (exemplo café, chá entre outras)
  • Uso de cigarro
  • Até mesmo o acúmulo de placa dental, início de cárie dental.

O que provoca manchas escuras nos dentes

manchas-escuras-no-dente

Vamos listar os principais causadores de manchas escuras nos dentes. Vale lembrar que apesar de nem todas as manchas escuras serem cárie, muitas vezes elas são e devem ser tratadas para que não ocorra um prejuízo maior ao dente.

Alimentos com corantes

alimentos-com-corantes

Provocadas por chá, café, refrigerante à base de cola, sucos de frutas, vinho tinto, molho de soja e curry.

Tabaco

cigarro-tabaco

Seu uso libera a nicotina responsável pelo amarelamento e manchas dentais. Lembrando que, muitas pessoas apresentam o hábito de fumarem e tomarem um cafezinho para relaxar e, na maioria das vezes, não escovam os dentes. Esse mau hábito, além de prejudicar a coloração dental, acarretam outros problemas como o acúmulo de placa bacteriana, tártaro, gengivite, e lesões cariosas nos dentes.

Tetraciclina

tetraciclina

O uso deste antibiótico por longo período de tempo ou em grande quantidade. Quando administrado na criança recém-nascida, poderá resultar em manchas nos dentes permanentes.

Endodontia (tratamento de canal)

endodontia

Hoje em dia este tipo de tratamento não escurece o dente. Pelas novas técnicas utilizadas pelo cirurgião dentista, o que ocorre é a perda de brilho, dando um aspecto mais amarelado. O escurecimento só acontece quando há uma hemorragia ou modificação na polpa dentária antes do tratamento endodôntico, ou ainda por técnica deficiente durante a obturação do canal.

Envelhecimento do esmalte

envelhecimento-do-esmalte

Com o tempo o esmalte (camada mais externa e dura do dente) pode sofrer desgaste ficando mais fino, isso faz com que a dentina (segunda camada dentária após o esmalte) que apresenta uma coloração mais amarela fique a mostra.

Manchas por amálgama

amalgama

São aquelas restaurações escuras utilizadas em dentes posteriores. Com o passar do tempo, essas restaurações acabam deixando o dente mais escuro, acinzentado.

O que provoca manchas brancas nos dentes

carie-dental

Cárie inativa

Apresenta coloração brilhante e lisa.

Cárie ativa

Apresenta coloração opaca e rugosa. A cárie ocorre pela descalcificação do esmalte em lugares com acúmulo de placa dental. La apresenta uma opacidade localizada no esmalte, após eventos físico-químicos ocorridos entre o esmalte e os ácidos produzidos pelas bactérias.

Fluorose

fluor

Alteração  no esmalte dental devido o excesso de ingestão de flúor. Apresenta uma tonalidade esbranquiçada; pequenas manchas; ou linhas brancas no esmalte dental.

Hipoplasia de esmalte

hipoplasia-de-esmalte

É a formação incompleta do esmalte dental. Sua causa pode ocorrer por fatores ambientais (ocorre em uma das dentições) como deficiência de vitamina A, C e D, ou doenças como varicela, sífilis,  sarampo, hipocalcemia; a causa pode ainda, ser hereditária (nas duas dentições, decídua, dentes de leite e permanente) ou por infecções.

Tratamentos para remover manchas nos dentes

Vamos começar por aqueles que podemos fazer sozinhos em casa:

Escovar os dentes diariamente

escovar-os-dentes

Ensine seus filhos desde cedo

Manter os dentes limpos é fundamental, para isso basta escová-los sempre após cada refeição. Invista em uma escova com cerdas macias e um creme dental da sua preferência.

Após ingerir alimentos ácidos ou com pigmentos, o ideal é aguardar um pouco para realizar a higienização, evitando assim um maior desgaste do esmalte e pigmentação do mesmo com os corantes ingeridos.

Fio dental

uso-correto-do-fio-dental

A placa dental e os restos alimentares se acumulam entre os dentes e gengivas, por isso, é necessário o uso diário de fio dental, para eliminar esses restos acumulados onde as cerdas da escova dental não alcançam combatendo também as manchas dentais.

Cremes dentais anti-manchas

creme-dental-anti-manchas

Isso não é uma propaganda, antes de usar consulte seu dentista

A partir daqui é recomendável um acompanhamento odontológico.

Os cremes anti-manchas geralmente são abrasivos e devem ser usados apenas em casos mais graves. Por isso é melhor consultar seu dentista antes de experimentá-los.

Profilaxia dental

profilaxia-dental

É uma limpeza profissional, realizada no consultório odontológico, onde se remove a placa, o tártaro e algumas manchas. Deve ser realizada periodicamente de 4 a 6 meses. O dentista pode utilizar da micro-abrasão, que é uma técnica em que se faz um desgaste superficial no dente com uma pasta abrasiva.

Faceta em resina ou laminado em porcelana

tratamento-dental-laminado-em-porcelana

É um recobrimento estético sobre a face externa do dente, podendo ser realizado em uma única sessão. Consulte um dentista.

Clareamento dental

tecnica-de-clareamento-dental

Técnica de clareamento a laser

Tratamento usado para tornar os dentes mais brancos. Converse com seu dentista e ele vai avaliar qual a melhor técnica para seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *