5 mentiras sobre os dentes que contam por aí

Home / Dicas / 5 mentiras sobre os dentes que contam por aí

Clareamento caseiro, tratamento de canal e manchas nos dentes: tudo o que dizem por aí sobre os seus dentes que é mentira.

A internet quebra um galho e tanto quando precisamos buscar alguma informação ou conhecimento. Mas é preciso ter muita atenção nas fontes da pesquisa pra não entrar pelo cano. Saber mais sobre a saúde bucal é a mesma coisa: muitos canais de discussão trazem informações erradas que podem levar a danos irreparáveis.

Veja 5 mentiras sobre seus dentes que você vai querer espalhar por aí:

1 – Clareamento dental caseiro funciona 

Clareamento dental caseiro pode causar danos aos dentes

Essa é uma das mentiras mais perigosas que existem por aí. O clareamento caseiro, feito com bicarbonato de sódio e água oxigenada, representa um alto grau de risco para a sua saúde. Além de trazer resultados ruins, podem manchar os dentes, levar ao sangramento de gengivas e causar fortes dores. Sem falar no risco de desmineralização alta do esmalte dentário, que faz os dentes ficarem mais fracos a ponto de quebrarem.

Mesmo aqueles kits importados são muito perigosos. O ideal é sempre ir ao dentista para realizar esse tratamento.

 

2 – Se tomar café depois do clareamento mancha de vez

Não é verdade. O que é verdade é que, durante o tratamento, o paciente não consuma alimentos corantes em excesso, pois aí sim poderá ter a coloração prejudicada ao final do processo.

O dente, apesar de ser coberto de esmalte mineral, apresenta porosidades onde os pigmentos vão se depositando ao longo do tempo, naturalmente. São eles que causam os dentes amarelados. Realizando o tratamento ou não, é inevitável que o seu sorriso adquira uma outra tonalidade com o passar dos anos.

Para quem gostaria de ter um sorriso branco, é recomendado o clareamento dental em consultório de tempos em tempos. Sem esquecer, claro, da escovação regular, de passar o fio dental pelo menos 1 vez ao dia e realizar a profilaxia de 6 em 6 meses.

 

3 – Tratamento de canal demora e é doloroso

Muitos pensam que esse tipo de tratamento causa desconforto e é preciso muitas sessões no dentista para sanar o problema de canal. Isso também é um mito. Com um profissional capacitado, dependendo do caso, o dente é tratado em apenas uma sessão ao Dentista Especialista, que dura de 1 a 2 horas.

 

4 – Clareamento deixa os dentes sensíveis

Esse é um grande engano que é replicado de boca em boca. Segundo o especialista no assunto, Dr. Dax Bittencourt, a dor e sensibilidade só aparece quando o paciente não é bem orientado e acaba usando uma quantidade de gel maior que o necessário. Ao aplicar o produto na moldeira, certifique-se que ele não vai exceder e atingir a gengiva quando for encaixar na arcada. Este é o grande motivo que gera o desconforto.

5 – Não se pode comer mais alimentos duros quando se tem prótese

Também é mentira. Ao realizar um tratamento com um profissional dedicado a esta área, como o Dr. Ilton José Mafra, você pode sair mordendo à vontade – mesmo quando a prótese é provisória.

O avanço da odontologia permite realizar implantes e aplicar próteses firmes, devolvendo a funcionalidade dos dentes. E o melhor: em poucas horas! Alguns tipos de implantes são feitos, por exemplo, em até 72 horas. Ou seja, você pode sair sorrindo em apenas 3 dias!

 

Fonte: Odontoquality, Florianópolis,2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *